terraform@sapo.pt

 

 

 

 

 

EUROPA

Créditos Imagens :        NASA / JPL / J.Garrido / Richard Greenberg

 

Europa, um dos satélites de Júpiter , com 3121,6 km de diâmetro, tem a superfície coberta por uma camada de gelo sob a qual existe um imenso oceano de água. Pensa-se que é bastante provável que abaixo das suas camadas de gelo em constante movimento, possam existir condições que suportem vida, não sendo descabida a hipótese dela existir mesmo!      

 

Nas imagens abaixo, vêem-se a superfície gela de Europa

 

Uma das razões porque a NASA mantém uma estreita colaboração com a Academia das Ciências de Moscovo, é a de estudar, com precaução, o Lago Vostok na Antártida onde, sob a sua camada de gelo, que tem a espessura de mais de 3.600 metros,  existe um imenso lago de massa líquida com seres vivos .

O estudo e o acesso evitando a contaminação da água existente àquela profundidade no Lago Vostok , na Antártida, tem em vista o envio de uma nave com uma sonda ao satélite  Europa , que irá perfurar a camada de gelo até atingir o seu oceano líquido, no qual mergulhará um "mini submarino" desenvolvido com base na nano tecnologia e que enviará informações sobre a eventual existência de vida ali existente.

Este projecto tem o nome de Programa Prometheus :

http://prometheus.jpl.nasa.gov/index.cfm

 

Na imagem seguinte, vê-se a constituição do satélite de JúpiterEUROPA

 

Na obra 2010: The Year We Make Contact, de Sir Arthur C. Clarke , adaptada ao cinema em 1984 por Peter Hyams , é lançado um sério e enigmático aviso sobre a pesquisa do satélite Europa:

pois está em gestação um mundo novo

 

Richard Greenberg, investigador da Universidade do Laboratório Lunar e Planetário do Arizona, afirmou recentemente que «se existe uma biosfera em Europa, ela estará muito próxima da superfície».

Menu Júpiter      

 

Homepage TERRAFORM      

 

  Links Relacionados: